sábado, 1 de agosto de 2015

Presenças africanas na nossa língua COTIDIANA

1) A maior influência das línguas africanas na língua Brasileira se deu na morfologia, com a simplificação e redução das flexões. Essa característica pode ser observada principalmente nas camadas populares, parcela da população em que as pessoas raramente utilizam as desinências de plural, que tendem a se restringir ao primeiro determinante da frase. 
Exemplos: “As primas já chegaro”; “Esses menino são endiabrado”


O verbo também sofre conseqüências dessa atitude de simplificação e redução das flexões. Muitas vezes só há oposição de desinência entre a primeira e as demais pessoas, como podemos observar com o verbo gostar: eu gosto, tu gosta, ele gosta, nós gosta, vocês gosta.

2) Nas línguas africanas não há o conhecimento da separação por gênero, como em português “a/o” (bonito/bonita), o que pode contribuir para a explicação da volubilidade de gêneros nos nomes (“minha senhor”) que pode ser observada na fala popular.


presenças africanas na nossa língua COTIDIANA1) A maior influência das línguas africanas na língua Brasileira se deu...
Posted by Haykal Aby Muhammad on Quinta, 30 de julho de 2015

Um comentário:

  1. no Brasil falamos Um idioma rico e variado, originado de vários povos e que conquistou uma identidade peculiar e possui características socioculturais que o distingue de qualquer língua, dialeto ou idioma existente na terra, isso por que no Brasil houve uma forte miscigenação lingüística com idiomas como o Latim, grego, kwa, ioruba, quimbundo, o quicongo e o umbundo, Árabe, línguas originais indígenas, Turco, português e outras.

    ResponderExcluir

Projeto Nova África by Slidely Slideshow