sábado, 1 de agosto de 2015

Empréstimos de línguas africanas O Banto no Brasil


No Brasil, o povo banto ficou conhecido por denominações muito amplas, principalmente congos e angolas, sendo que nos países do Congo e da Angola existem inúmeras etnias e línguas, o que dificulta para a precisão de suas origens.

Entre os bantos, destacaram-se pela superioridade numérica, duração e continuidade no tempo de contato direto com os portugueses, três povos litorâneos: os bacongos, os ambundos e os ovimbundos .


BACONGOS, falantes de quicongo, língua que engloba vários falares regionais de territórios correspondentes a “grosso modo” com os limites do antigo Reino do Congo. Desse local, foram levados para Lisboa os primeiros negros bantos escravizados.

AMBUNDOS, falantes de quimbundo, concentrados na região central da Angola. 
Para essa região o tráfico se voltou, no século XVII, após a decadência do Reino do Congo, e Luanda foi tão importante para o Brasil nesse processo, que é invocada, em versos, por diferentes manifestações do folclore brasileiro.

OVIMBUNDOS, falantes de umbundo, localizados nas províncias de Bié, Huambo e Benguela, ao sul da Angola. A presença ovimbundo no Brasil exerceu mais importância nos estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

Dizem que a língua banta tem uma estrutura parecida com o português, devido ao uso de muitas vogais e sílabas nasais ou abertas. Deve ser verdade, observe os sons da palavra "moleque" e de "gangorra". Parece também que o jeito malemolente (isto é, devagar e cheio de ginga) de falar facilitou a integração entre o banto e o português.

empréstimos de línguas africanasO Banto no BrasilNo Brasil, o povo banto ficou conhecido por denominações muito...
Posted by Haykal Aby Muhammad on Terça, 28 de julho de 2015

Um comentário:

  1. O resultado dessa contribuição rica dos africanos para a cultura brasileira foi um vasto vocabulário de palavras originárias da África, e identidade lingüística própria

    ResponderExcluir

Projeto Nova África by Slidely Slideshow